domingo, 31 de janeiro de 2010

Eighteen.

E enfim, você chegou aos dezoito.
Às vezes sei que queria voltar no tempo, para a época onde seus sonhos eram completamente possíveis e reais, no seu mundo, e na sua visão perfeita de tudo à sua volta. Mas também sei que gosta de todo o realismo que te cerca,de todo o racionalismo com que vive, e das loucuras que comete de vez em quando. Sim,sei que comete loucuras,que perde o fôlego de tanta alegria e que se lamenta e chora também,apesar de sempre manter as aparências,e você aparenta tanta maturidade agora;olho pra você e consigo ver refletido nos olhos de uma garota a sabedoria de uma mulher.E afinal,você sabe o que quer.No fundo do teu ser,da tua alma,do teu coração,você sempre sabe.E você esconde e guarda,e fala baixinho pro seu travesseiro guardar segredo dos teus planos para que eles possam dar certo,e que você consiga seu carro zero,seu apartamento no meio do caos paulistano,sua casa na praia calma para passar férias,e a alegria,o amor,a felicidade que quer e que deseja todos os dias quando acorda,para si,e para os outros.Seu altruísmo me surpreende,tanto que eu queria ser assim o tempo todo.Mas ah,como sou egoísta também.E sou chata,teimosa,exigente.Orgulhosa.Apesar de contar pra você aqui o que eu mais queria extinguir em mim,sou orgulhosa.Eu me importo tanto com determinadas coisas,sempre,quase sempre,todos os dias,mas eu jamais te contaria com o que/quem/porque;te mataria se o fizesse.Te admiro tanto por se deixar sentir amor,felicidade,alegria.E me admiro tanto também,por não me perder entre as ruas e avenidas das minhas insanidades devido à isso...
Sim,eu me admiro;me amo.Acordo,olho no espelho,e com a cara mais inchada do mundo,eu digo : Ei,você está ridícula.Mas,acredite,eu ainda te amo.E aquela amiguinha do espelho sorri tão feliz pra mim que eu ás vezes acho que ela é uma boba.Ela sempre sorri,é incrível.Sorri pros passarinhos da rua,pros bebês que vê passar,pro dono da padaria e pra velinha regando as plantas,solitária,no dia ensolarado,chuvoso,frio ou calor.Ela nunca esquece de sorrir.Não sei como consegue;Eu digo pra ela parar com isso,mas é tão involuntário;ela nunca me ouve;aliás,só ás vezes;se parece tanto com você...
Dezoito anos não muda muita coisa na sua vida.
Você vai poder tomar decisões,mas o que isso tem de novo?Sempre teve a mania de tomá-las sozinha.Ouvia opiniões,mas sempre ia de acordo com as tuas vontades;você sempre foi tão decidida.
Vai poder perambular pelas ruas da cidade,num veículo automotor,mas o que isso tem de novo também?Desde pequena não desgrudava do pescoço do teu pai,e ia com ele para todos os lugares também,seja de carro,andando,no pescoço ou só de mãos dadas,você ia feliz e sorridente (sim,isso vem de cedo),contando as pedrinhas da rua e fazendo tchau pros passarinhos.
Vai poder ser presa,mas isso também não é novo.Você sempre viveu tão presa as coisas;ao passado,as lembranças,as opiniões próprias...e eu sempre digo para você soltar as amarras e ir de encontro ao desconhecido.Às vezes você me ouve,e ás vezes até acha que eu sou a responsável por isso.Acredite,eu não sou.Apesar de ser racional como sou,isso não faz parte de mim.É irracional ser assim,viver assim,desejar,querer,pretender assim.Não há evolução,crescimento,fortalecimento com isso,e mesmo que você seja evoluída,grande (não no sentido literal),e forte,ainda precisa aprender que se livrar de algumas coisas;isso te fará ser melhor.
Vai poder entrar no supermercado e com a maior cara de alegria,mostrar o documento de identidade para a moça do caixa e dizer : 'ei,querida,eu tenho 18 anos,agora eu posso.' E vai consumir o que comprar,e se perder de mim.Pelo menos uma vez,vai se perder de mim.Ok,eu até queria que isso um dia acontecesse,só para descrever como você estava,mas você me cansa tanto com essa sua parte correta que eu nem discuto mais com você.Porque você me cansa mesmo.Incrível como você discute comigo.Briga tanto.Quer me expulsar de você,quando sou eu que faço as coisas andarem.Acorda,meu bem,você quem me acostumou assim,e eu já criei raízes dentro de você;não tente me expulsar pra sempre agora,eu sou teimosa.E você indecisa.Me contradigo agora com o que disse pouco antes,mas você é tão indecisa ás vezes.Ora,me manda embora,ora,quer só à mim dentro de você.Sério,eu sou também muito paciente,senão te deixaria aí,com todo o seu sentimentalismo barato vivendo de desilusões.
Porém...essas são mudanças que não acontecerão...mas certamente,algo vai mudar.
Dentro de ti,principalmente.
Digamos que algumas coisas irão retornar.
Teus sonhos parecerão possíveis novamente,apesar de eles terem mudado.
E você voltará a acreditar em si mesma,e na sua capacidade de realizá-los.
E voltará a querer,a sentir e se deixar sentir.
Desfrutará de novas experiências, e aprenderá com elas.Irá aprender a sobreviver num mundo que não é perfeito,mas que você o fará se assim desejar;irá viver,muita mais do que sobreviver.
Irá acreditar em mim,e me ouvir como sempre o fez,e eu vou te mandar não me dar ouvidos quando perceber que você está fazendo tudo errado,porque você vai acertar.Vai errar muitas vezes também.Vai cair,se lamentar,e logo em seguida,levantar.E fará tudo outra vez,diferente,seguindo teus princípios mais sensatos,teu altruísmo,e tua capacidade de tornar real aquilo que sonha.
Enfim,você chegou aos dezoito.
E eu nada mais poderia desejar-lhe do que tudo isto.
Quero que seja assim,e que mude se achar necessário,conveniente,e melhor para si e para os outros.
Que cresça,que aprenda,que viva.
E que nunca se perca de mim,e que se um dia não saber mais quem é,me procure.Eu te direi.Eu te mostrarei.Eu te ajudarei a se encontrar novamente.E estarei sempre dentro de ti.


com amor,Jéssica.

Nenhum comentário: